Mainnav

Segundo Anbima, crise pegou brasileiros sem reservas financeiras

ana leoni anbimaPesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), com apoio do Datafolha, mostrou que 62% da população brasileira não conseguiu economizar dinheiro no ano passado e entrou em 2020 sem qualquer reserva financeira para emergências. A pesquisa, intitulada Raio X do Investidor Brasileiro, é a terceira do tipo feita pela instituição.
Segundo a Anbima, a pesquisa estava pronta para divulgação desde o final do primeiro trimestre de 2020, quando a crise causada pela pandemia da Covid-19 ganhou suas dimensões mais amplas da ponto de vista sanitário, econômico e financeiro.“Muitas famílias tiveram sua renda comprometida por conta da pandemia, seja pelo desemprego, corte salarial ou queda brusca de receita. Aquelas que tiveram queda de renda, e não tinham dívidas nem investimentos, estão tendo que rever gastos domésticos para continuar no azul. Já as que, além de terem a renda comprometida ainda precisam honrar dívidas, têm de fazer um esforço adicional para não se verem ainda mais enroladas financeiramente.”, comenta Ana Leoni, superintendente de educação e informações técnicas da Anbima.
Apesar do alto número de pessoas que não conseguiram guardar dinheiro, 38% brasileiros economizaram algum valor em 2019, apontando crescimento de cinco pontos percentuais em relação a 2018 (ano em que 33% das pessoas economizaram dinheiro) e de seis pontos em relação a 2017 (32%).
Para esse estudo, o Datafolha entrevistou em novembro 3.433 pessoas em 149 municípios, nas cinco regiões do país, que representam mais de 96 milhões de brasileiros. Todas a partir de 16 anos, pertencentes às classes A, B ou C e economicamente ativas (renda ou aposentadoria).