Mainnav

Começa reunião do Copom com projeções de Selic em 6,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começou nesta terça-feira (21/09), em Brasília, sua sexta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic, que será anunciada ao final da tarde de amanhã, quarta-feira. A previsão do mercado, publicada no Boletim Focus do BC, é que o órgão eleve a taxa básica em um ponto percentual, de 5,25% ao ano para 6,25% ao ano.
Até março deste ano, quando estava em seu mínimo histórico de 2% ao ano, a Selic veio numa trajetória de queda durante seis anos consecutivos. Em março mudou a tendência, com a primeira alta depois de seis anos, subindo 0,75 pontos percentuais para 2,75% ao ano. Em maio houve nova elevação de 0,75pp, para 3,5% ao ano, e em junho e agosto novas altas com a Selic atingindo 4,25% e 5,25% ao ano, respectivamente.
A elevação da Selic é o principal instrumento do Banco Central para tentar manter a inflação sob controle. A inflação tem mostrado tendência de alta persistente nos últimos meses, marcando 0,87% em agosto, a maior taxa para o mês desde o ano 2000, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses.