Mainnav

Bahia Asset e Original são destaques no Top 5 do BC, em outubro

banco central1O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (10/11) o ranking Top 5 de outubro, com a lista das instituições mais precisas nas projeções de curto e de médio prazo para os indicadores de inflação (IPCA e IGP-M), câmbio e taxa Selic. Participam da pesquisa realizada mensalmente pelo BC mais de uma centena de instituições do mercado financeiro e de investimentos, além de fundos de pensão, consultorias e algumas empresas do setor real da economia com departamentos de finanças estruturados.
Um total de 32 instituições, projetando o curto e o médio prazo para os quatro indicadores pesquisados pelo BC, foram destacadas no ranking Top 5 de outubro. Duas delas conseguiram incluir três de suas projeções entre as mais precisas por indicador/período: Bahia Asset Management e Bco Original. A Bahia AM aparece na lista das projeções mais precisas para Taxa de Câmbio Curto Prazo, Meta da Taxa Selic de Curto Prazo e Meta da Taxa Selic de Médio Prazo. Já o Bco Original aparece na lista das projeções mais precisas para IPCA de Curto Prazo, Taxa de Câmbio de Curto Prazo e Taxa de Câmbio de Médio Prazo.
Sete instituições tiveram duas projeções incluídas entre as mais precisas por indicador/período: Asset 1, Bco Itaú, BTG Pactual Asset, Necton Invest CVMC, Novus Capital, Quantitas AM e TC Matrix Macro. Outras 23 instituições tiveram apenas uma projeção incluída entre as mais precisas por indicador/período.
Petros e Funcef aparecem nas listas das mais precisas para o IGP-M em outubro, com a fundação patrocinada pela Petrobras na 2ª colocação das projeções do IGP-M de Curto Prazo, enquanto a entidade patrocinada pela Caixa Econômica Federal aparece na 3ª colocação das projeções do IGP-M de Médio Prazo. Ver abaixo quadro com as mais precisas destacadas no Top 5 de outubro:

IPCA
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 BTG Pactual Asset 1 Asset 1
2 Legacy Capital 2 Quantitas AM
3 Asset 1 3 Linus Galena
4 Bco Original 4 Análise Econômica
5 Ibiuna Invest 5 Bco Sicredi
       
IGP-M
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 Bco ABC Brasil 1 Bco do Brasil
2 Petros 2 JGP Gestão
3 Novus Capital 3 Funcef
4 MCM Consultores 4 Bco Itaú
5 Bco Santander 5 TC Matrix Macro
       
Taxa de Câmbio
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 TC Matrix Macro 1 Bco Votorantim
2 Bco Original 2 Claritas Adm Rec
3 Bahia AM 3 Bco Original
4 Necton Invest CVMC 4 Telefônica
5 Barclays Bank 5 Mapfre Invest.
5 Sicredi Asset 5 XP Gestão
       
Meta Taxa Selic
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 M.Safra 1 BTG Pactual Asset
1 Novus Capital 2 Bahia AM
3 Bahia AM 3 Vinland Capital
3 Bco Itaú 4 Brasilprev
3 BTG Pactual 4 Necton Invest CVMC
3 Quantitas AM