Mainnav

Campos Neto diz que inflação deve cair em 2022

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou na última sexta-feira (26/11) que o pico da inflação está próximo do fim, projetando melhora a partir do ano que vem. Segundo ele, “a gente está perto de ver o topo (da inflação de 12 meses) e a partir do ano que vem vai ver uma melhora”, disse o presidente do BC.
Campos Neto fez a projeção durante evento virtual promovido pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Ele afirmou que o BC , “em algum momento”, chegou a imaginar que o auge da inflação seria em setembro mas isso não ocorreu em função dos “choques de energia (que) vieram de forma consecutiva, surpreendendo a todos”, e do aumento da gasolina subindo na bomba, puxado pelo etanol.
O presidente do BC também indicou que a instituição deve reduzir sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, mas não na magnitude apontada pelo mercado em suas últimas estimativas. A última conta do BC, de alta de 2,1%, será provavelmente revista para baixo, “mas não tão baixo” como as projeções do mercado, disse. No último boletim Focus, as projeções do mercado aprontavam de crescimento de apenas 0,7% para a economia brasileira em 2022.