Mainnav

Bahia, BTG Pactual e Vinland são destaques no Top 5 de dezembro

indicesO Banco Central divulgou nesta terça-feira (11/01) o ranking Top 5 de dezembro de 2021, com a lista das instituições mais precisas nas projeções de curto e médio prazo para os indicadores de inflação (IPCA e IGP-M), câmbio e meta da taxa Selic. Participam da pesquisa realizada mensalmente pelo BC mais de uma centena de instituições do mercado financeiro e de investimentos, além de fundos de pensão, consultorias e algumas empresas do setor real da economia com departamentos de finanças estruturados.
Do total das instituições que participaram dessa pesquisa, 29 foram destacadas na lista das Top 5. Dessas 29, três conseguiram incluir três de suas projeções entre as mais precisas: a Bahia AM, o BTG Pactual e a Vinland Capital. A Bahia AM aparece nas listas das projeções mais precisas para IPCA de Curto Prazo, Meta da taxa Selic de Curto Prazo e Meta da taxa Selic de Médio Prazo. O BTG Pactual aparece nas listas das projeções mais precisas para IGP-M de Médio Prazo, Meta da taxa Selic de Curto Prazo e Meta da taxa Selic de Médio Prazo. Já a Vinland Capital aparece nas listas das projeções mais precisas para IPCA de Curto Prazo, Taxa de câmbio de Curto Prazo e Meta da taxa Selic de Médio Prazo.
Cinco outras instituições conseguiram incluir duas de suas projeções entre as mais precisas: Bco Fibra, Bco Sicredi, Caixa Asset, MCM Consultores e Novus Capital. O Bco Fibra aparece na lista das projeções mais precisas para IPCA de Curto Prazo e Taxa de Câmbio de Médio Prazo. O Bco Sicredi aparece na lista das projeções mais precisas para IPCA de Médio Prazo e Taxa de Câmbio de Curto Prazo. A Caixa Asset aparece na lista das projeções mais precisas para IGP-M de Curto Prazo e IGP-M de Médio Prazo. A MCM Consultores aparece na lista das projeções mais precisas para IGP-M de Curto Prazo e IGP-M de Médio Prazo. E a Novus Capital aparece na lista das projeções mais precisas para IGP-M de Curto Prazo e Taxa de Câmbio de Curto Prazo.
As demais 21 instituições tiveram apenas uma projeção incluída entre as mais precisas. Funcef e Petros aparecem nas listas das mais precisas para o IGP-M de Médio Prazo e IGP-M de Curto Prazo, respectivamente. Veja abaixo quadro com as mais precisas destacadas no Top 5 de dezembro:

IPCA
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 BGC Liquidez 1 Quantitas AM
2 Bco Fibra 2 Análise Econômica
3 Persevera AM 3 Bco Sicredi
4 Vinland Capital 4 TC Matrix Macro
5 Bahia AM 5 Brasilprev
       
IGP-M
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 Bco ABC Brasil 1 MB Associados
2 MCM Consultores 2 Caixa Asset
3 Petros 3 Funcef
4 Caixa Asset 4 BTG Pactual
4 Novus Capital 5 MCM Consultores
       
Taxa de Câmbio
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 Bco Original 1 Occam Brasil Gestão
2 Ibiuna Invest 2 Bco Votorantim
3 Vinland Capital 3 Bco Fibra
4 Novus Capital 4 Claritas Adm Rec
5 Bco Sicredi 5 Neo Gestão
       
Meta Taxa Selic
Curto Prazo (CP) Médio Prazo (MP)
Rk Instituição Rk Instituição
1 Bahia AM 1 BTG Pactual Asset
1 BB DTVM 2 Bahia AM
1 Bco Itaú 3 Vinland Capital
1 BTG Pactual 4 BTG Pactual
1 M.Safra 5 Porto Seguro Invest