Mainnav

Selic vai a 13,25% e Copom indica nova alta na próxima reunião

banco central1O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (15/6) elevar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão, tomada por unanimidade, era esperada pela maioria do mercado financeiro com base no comunicado da reunião anterior, que dizia que haveria mais um aumento de juros mas de menor intensidade. A reunião anterior do Copom tinha aumentado a Selic em 1 pp, de 11,75% para 12,75% ao ano.
Esse foi o 11ª reajuste consecutivo na taxa Selic. Com o aumento, a Selic alcança o maior nível desde janeiro de 2017, quando estava em 13,75% ao ano. Segundo o Copom, a decisão de elevar a Selic em 0,50 pp “reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva”.
O Copom diz ainda que “para a próxima reunião antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude”. Segundo o comitê, “diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista”.

Inflação - Em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 11,73% no acumulado de 12 meses, no maior nível para o mês desde 2015. Apesar da queda no preço da energia elétrica, por causa do fim das bandeiras tarifárias, a inflação continua pressionada pelos combustíveis.
O valor está bastante acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. No Relatório de Inflação divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2022 em 7,1% no cenário base. A projeção, no entanto, está desatualizada devido ao prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia , que elevam a cotação do petróleo. A nova versão do relatório será divulgada no fim deste mês.
As previsões do mercado são mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 9%. A pesquisa está suspensa por causa da greve dos servidores do Banco Central, mas uma atualização foi divulgada na semana passada.