Mainnav

Copom confirma projeções do mercado e mantém taxa Selic em 13,75%

banco central1Em decisão esperada pelo mercado financeiro o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade após dois dias de reunião, numa demonstração de apoio ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, que nos últimos meses tem sido acossado por críticas vindas tanto do governo quanto do meio empresarial e acadêmico em relação à política de juros altos.
No comunicado distribuído ao final da reunião o Copom explicou as razões da manutenção da Selic no atual patamar. Segundo o comunicado, o ambiente internacional se deteriorou desde a última reunião do órgão, com bancos nos Estados Unidos e na Europa em problemas e a inflação resistindo na maioria dos países. Na economia doméstica, a desaceleração continua, com a inflação acima do teto da meta. O texto também menciona incertezas em relação ao futuro arcabouço fiscal em elaboração pelo governo, mas elogia a recente reoneração parcial da gasolina e do etanol.
“Por um lado, a recente reoneração dos combustíveis reduziu a incerteza dos resultados fiscais de curto prazo. Por outro lado, a conjuntura, marcada por alta volatilidade nos mercados financeiros e expectativas de inflação desancoradas em relação às metas em horizontes mais longos, demanda maior atenção na condução da política monetária”, destacou o comunicado. “Nesse cenário, o Copom reafirma que conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas.”
Essa foi a quinta reunião seguida em que o BC não mexeu na taxa, que está nesse nível desde agosto do ano passado numa tentativa de trazer a inflação para dentro da meta de 3,25%, traçada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais e para menos. O IPCA, portanto, não podia superar 4,75% nem ficar abaixo de 1,75% neste ano e as projeções do Boletim Focus apontam para um índice de 5,95% ao final de 2023 e de 4,11% ao final de 2024.