Mainnav

Em meio à crise, governo francês sanciona reforma da previdência

protestos FrançaO governo francês sancionou neste sábado (15/04) o projeto de lei que aumenta progressivamente a idade de aposentadoria no país de 62 para 64 anos, após o Conselho Constitucional francês ter validado a medida na última sexta-feira (14/4). A reforma da Previdência, extremamente impopular no país europeu, vem desencadeando uma onda de protestos desde janeiro com centenas de milhares de manifestantes protestando nas ruas e cenas de violência da polícia contra os manifestantes.
A reforma adotada pelo governo do presidente francês, Emmanuel Macron, prevê que a idade mínima suba três meses por ano a partir de 1º de setembro, alcançado 64 anos em 2030. Apesar da reforma, o país continuará possuindo uma das menores idades mínimas para aposentadoria entre as principais economias europeias.
A reforma foi aprovada pelo governo francês sem votação na Assembleia Nacional, com base numa disposição prevista na Constituição francesa. Macron afirma que a reforma é necessária para evitar que o sistema previdenciário do país entre em colapso.
A validação da reforma pelo Conselho Constitucional da França excluiu alguns aspectos secundários do projeto de lei, mas não alteraram sua principal medida, que é a prorrogação da idade legal de aposentadoria. Após a decisão da Corte, diversos protestos eclodiram em várias cidades francesas. Em Paris, manifestantes depredaram mobiliário urbano, como lixeiras, e 112 foram detidos por participação em confrontos com a polícia.