Mainnav

Austin eleva rating do Brasil em moeda local, passando para BB+

Alex AgostiniAustinRatingDepois da Fitch anunciar na quarta-feira (26/7) uma melhoria no rating soberano do Brasil, que passou de BB- para BB, foi a vez da Austin Rating elevar nesta sexta-feira a nota do País em moeda local de BB para BB+, mantendo a classificação positiva em moeda estrangeira com o rating BB+.
Segundo a Austin, agência nacional com 37 anos de mercado, a avaliação do rating em moeda local considerou a melhora da perspectiva do ambiente fiscal em virtude da aprovação do novo arcabouço fiscal, que prevê retomada do equilíbrio das contas públicas já a partir de 2024 (resultado primário em 0% do PIB). Além disso, também pesou na decisão o quadro recente de melhora dos indicadores antecedentes, como, por exemplo, índice de confiança empresarial, industrial e dos consumidores, bem como as recorrentes revisões para cima das projeções de crescimento do PIB e a política monetária estimulativa (queda dos juros) em breve.
“Estamos a um degrau para voltar a atingir o grau de investimento para o Brasil. É uma questão de tempo para que os fundamentos da política monetária, equilíbrio fiscal e a retomada da confiança do consumidor e indústria se consolidem para essa conquista”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating.