Mainnav

Para Dupita, as condições para Selic cair 0,5 pp estão dadas

Adriana DupitaBloombergEconomicsA economista sênior para Brasil e Argentina na Bloomberg Economics, Adriana Dupita, avalia que uma sequência de boas notícias favorece um corte mais significativo na taxa Selic na reunião desta quarta-feira (2/8) do Comitê de Política Monetário (Copom) do Banco Central. A economista diz que espera um corte de 0,5 ponto percentual, trazendo a Selic para 13,25%, o que seguiria implicando um alto grau de aperto monetário.
De acordo com Dupita. “o BCB pode até optar por um corte menor (0,25pp) em nome da ‘parcimônia’, mas as condições econômicas justificam um movimento menos contido. Muitas das incertezas que pairavam sobre o cenário macro foram atenuadas: o CMN não apenas manteve a meta de longo prazo em 3% como a estendeu indefinidamente; o Senado aprovou o arcabouço fiscal e a Câmara a reforma dos impostos sobre consumo; a agência de rating Fitch reconheceu a melhora nas perspectivas fiscais melhorando a nota de crédito do governo brasileiro.
Ainda de acordo com a economista, do lado da inflação os dados de junho e a parcial de julho mostraram deflação no índice cheio e uma inflação subjacente muito bem comportada, e as expectativas de inflação caíram significativamente, ainda que sigam desancoradas.