Mainnav

Com voto de desempate de Campos Neto, Selic cai à 13,25% ao ano

banco central1O Comitê de Política Monetária (Copom) reunido nesta quarta-feira (2/8) decidiu por maioria reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano. A decisão foi tomada pela maioria dos membros do órgão, com cinco votos a favor da redução em 0,50 pp contra quatro votos a favor de uma redução menor, de 0,25 pp. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, votou a favor do corte de 0,50 pp, funcionando como o voto de desempate .
É a primeira redução da Selic em 29 meses, desde março de 2021 quando o Copom deu início ao ciclo altista elevando a taxa de 2% para 2,75% ao ano. Foram 12 elevações sucessivas desde então, até agosto do ano passado, quando a Selic chegou a 13,75% e se manteve nesse patamar até agora.
O comunicado do órgão informa ainda que, por unanimidade, os membros do comitê “anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.
Segundo o comunicado do Copom, pesaram a favor de uma redução mais robusta, de 0,50 pp, “a melhora do quadro inflacionário”. O comunicado ressalta, porém, “o firme objetivo de manter uma política monetária contracionista para a reancoragem das expectativas e a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante”.
Em outro trecho o comunicado afirma que a conjuntura atual é caracterizada “por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial”, o que “demanda serenidade e moderação na condução da política monetária”.
O texto diz que “o comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.