Mainnav

Plataforma eletrônica da Cetip bate recorde de negociação de títulos no mercado secundário

 

A plataforma eletrônica da Cetip para negociação de títulos públicos no mercado secundário, a Cetip | Trader, bateu recorde histórico em outubro, tanto de volume financeiro, que chegou a R$ 84,8 bilhões, quanto de market share, que alcançou 24,02%. Os números alcançados em aproximadamente três anos e meio desde o lançamento da plataforma surpreenderam os próprios executivos da Cetip. “Nós mesmo fomos surpreendidos pelo market share alcançado. Sabíamos que era possível, mas não tínhamos certeza de que ia acontecer. Fomos positivamente surpreendidos, mas sabemos que podemos aumentar bastante essa participação”, afirma Ricardo Vit, superintendente de produtos transacionais da Cetip, que lembra um ditado do mercado, que diz que 'liquidez chama liquidez'.

“Depois de chegarmos a 20% não é impossível irmos para 40% ou 60%”, pondera Vit, que ressalta que os percentuais citados não são estimativas, mas apenas uma possibilidade. Para atrair um número maior de investidores à plataforma, a Cetip avalia a criação de um call eletrônico. “Já temos algumas conversas com o mercado, e é uma tendência com grandes chances de se concretizar no curto prazo”, fala o superintendente da companhia. Vit explica que, que nos moldes atuais, cada corretora tem seu call, onde os clientes entram para acompanhar o mercado, e a proposta da Cetip é consolidar a liquidez de várias corretoras juntas no sistema da empresa em determinado momento do dia. “Seria um call multicorretoras feita de forma eletrônica, já que aumenta a transparência e automação do processo”.

O executivo da Cetip ressalta que o produto foi lançado com o foco no segmento institucional, mas na prática os mais ativos na plataforma são os dealers primários do Tesouro Nacional, que são instituições financeiras credenciadas pela autoridade monetária com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos.