Mainnav

Bradesco estuda com B3 desenvolvimento de plataforma de registro de ativos e fecha parceria com RCB

O Bradesco e a B3 iniciaram discussões para o desenvolvimento de uma plataforma de registro de ativos, baseada no conceito ‘distributed ledger technology’, também conhecido por blockchain. O desenvolvimento da plataforma se dará no âmbito da R3, uma empresa de software parceira da B3 e do Bradesco especializada nesta tecnologia.

“Esta plataforma é inédita para o mercado financeiro e de capitais e tem como objetivo simplificar o processo de registro de CDBs; ampliar a eficiência dos processos existentes; proporcionar inovações tecnológicas; e reduzir esforços e custos de observância por parte de participantes e reguladores”, diz o comunicado divulgado pela B3. A iniciativa, que foi concebida e desenvolvida dentro do laboratório do Bradesco, o inovaBra Lab, será aberta para a participação de outras instituições financeiras e fintechs.

RCB – Em outra frente, o Bradesco firmou parceria estratégica com a RCB Investimentos, que atua no mercado de gestão e recuperação de créditos. A operação engloba a aquisição, pelo Bradesco, de 65% das ações de emissão da RCB, sendo que as pessoas físicas fundadoras permanecerão como sócias e se manterão à frente da administração da RCB, juntamente com o banco.

Além disso, nos termos da parceria ficou acertada a constituição de dois Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) para aquisição de carteiras de créditos não-performados, cabendo à RCB a administração da recuperação desses créditos. Os FIDCs serão detidos majoritariamente pela controladora da RCB, a PRA Group, e por seus fundadores, com participação minoritária do Bradesco.

“Como resultado da parceria, o Bradesco espera agregar mais eficiência ao seu processo de recuperação de créditos, bem como participar ativamente do mercado de aquisição de créditos para recuperação”, diz o comunicado do banco. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes e demais condições contratuais usuais para este tipo de operação. O Bradesco contou com a assessoria financeira exclusiva do Banco Bradesco BBI.