Mainnav

Goldfajn otimista com reforma da Previdência

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, demonstrou otimismo ontem (15/01) em relação ao projeto de reforma da previdência social brasileira que será apresentado à nação pelo governo Bolsonaro. Goldfajn, que participava de evento no Centro Internacional de Estudos Monetários e Bancários, em Genebra, declarou que “há bons sinais na nova administração” segundo reportagem do jornal Valor Econômico.

“A reforma tem sido desenhada para ter suficiente poupança para colocar as contas públicas em ordem e ter um período de implementação. Depende não apenas do Poder Executivo, mas também do Congresso. Estamos num período de implementação, vamos ver”, afirmou ele, que permanecerá à frente do BC até março, quando cederá o posto a Roberto Campos Neto.

Eleito o melhor banqueiro central do planeta em 2018 pela revista britânica The Banker, Goldfajn também fez referência à sua gestão no BC. Observou que a “firme condução” da política monetária e a nova política econômica, resultado do trabalho dos ex-ministros Henrique Meirelles e Eduardo Guardia entre 2016 e 2018, deram bons frutos. Além disso, comentou que a política monetária ocasionou taxas de juros baixíssimas e de inflação perto da meta.