Mainnav

Moody's eleva rating da Gol para B1, com perspectiva estável

A agência de avaliação de risco Moody's elevou a nota de crédito da Gol Linhas Aéreas Inteligentes de B2 para B1, com perspectiva estável. No mesmo sentido, o rating das notas perpétuas garantidas da Gol Finance passou de B3 para B2. A Mody's também atribuiu nota B2 à proposta de emissão de US$ 350 milhões em notas seniores conversíveis, com vencimento em 2024.

Segundo documento da agência, a elevação dos ratings é resultado das melhorias no desempenho operacional, métricas de crédito e flexibilidade financeira da companhia em um ambiente macroeconômico em evolução. "A Gol registrou uma recuperação expressiva em suas margens operacionais e alavancagem medida pela dívida total ajustada ao Ebitda que atingiram 16,3% e 3,8 vezes, respectivamente, no final de 2018", justificam os analistas. "As melhorias operacionais são consequência do aumento conservador da capacidade, iniciativas de redução de custos e demanda mais forte por viagens aéreas no Brasil, decorrentes de um fortalecimento gradual da economia local, que acreditamos que continuará em 2019."

A perspectiva estável, explica a nota, reflete o entendimento da Moody's de que a Gol será capaz de sustentar essa melhoria nas margens operacionais e na geração de fluxo de caixa, bem como o controle racional de oferta de capacidade e a redução de custos, "em um cenário de perspecivas econômicas mais saudáveis ​​e um ambiente competitivo mais racional".

Uma nova elevação da nota, segundo o relatório da Moody´s, requer principalmente um índice de alavancagem, medido pela dívida total ajustada ao Ebitda, abaixo de 3,5x. Por outro lado, o rebaixamento pode ocorrer se a dívida total ajustada ficar acima de 5,0x, a margem EBIT ser inferior a 10% "por um período prolongado", ou se "a flexibilidade financeira da empresa se enfraquecer".