Mainnav

Porto Seguro vê Fed mais conservador em relação a futuros cortes de juros

O economista-chefe do Porto Seguro Investimentos, José Pena, avalia que o Fed deve cortar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual na reunião desta quarta-feira (30/10) mas se tornar mais conservador em relação a futuros cortes. Segundo ele, os mercados precificam uma chance de cerca de 90% de que a autoridade monetária americana reduza os chamados Fed Funds em 0,25 ponto percentual na reunião de amanhã.

Para Pena, se de um lado os dados de atividade nos EUA recomendam esse corte na reunião de amanhã, a perspectiva de um acordo entre EUA e China, assim como a redução dos riscos do chamado "hard Brexit" sugerem um grau de incerteza menor nos próximos meses. Aliada a isso, os dois cortes de 0,25pp já realizados até agora (com mais um esperado para amanhã), podem justificar uma postura mais cautelosa do Fed em relação a novos cortes.

Nas palavras de Pena, “não esperamos que o Fed assuma um compromisso desde já com cortes futuros, à espera de novas informações quanto ao ritmo de atividade da economia local (e global) depois destes estímulos fornecidos nos últimos meses”.