Mainnav

B3 passará a aceitar ETFs de Renda Fixa como margem de garantia

Bolsa ValoresA B3 passará a aceitar, a partir da próxima segunda-feira (29/06), cotas de ETF de Renda Fixa como margem de garantia. A nova modalidade visa estimular o desenvolvimento do mercado de ETF de Renda Fixa oferecendo maior eficiência na alocação de capital e potencializando a utilização do produto.
A utilização de garantias é uma ferramenta que assegura operações no mercado de bolsa, como negociação de ações, units, derivativos de juros e moedas, etc. Em cada contrato é exigido uma garantia que sustenta uma posição, ou seja, antes da operação acontecer, é necessário que se deposite uma margem que protege os participantes do mercado.
Hoje, o depósito de garantias pode ser realizado em dinheiro (real ou dólar), bem como pelo depósito de outros ativos, como títulos públicos federais, ações, entre outros. “A inclusão do ETF de Renda Fixa como uma possibilidade de aceitação em garantia, não só proporciona maior eficiência na alocação de capital, como também aumenta as possibilidades de utilização do produto”, ressalta Marcos Skistymas, superintendente de Juros e Moedas da B3.