Mainnav

Com alta no exterior e vacinação no Brasil, Ibovespa bate recorde

O Ibovespa fechou o pregão dessa quinta-feira (7/01) com alta de 2,76%, a 122.365 pontos, um novo recorde da bolsa brasileira. A alta foi impulsionada pelas notícias sobre as vacinações no Brasil e acompanhou o otimismo dos mercados globais.
O Ministério da Saúde anunciou a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para a aquisição dos 100 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Ontem, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que a imunização da população pode começar ainda neste mês de janeiro.
No exterior, os índices também fecharam em forte alta, apesar dos caos e das incertezas no cenário político norte-americano. Lideranças do partido democrata confirmaram nesta quinta-feira que irão pedir o impeachment de Donald Trump, a despeito da proximidade do fim do mandato. O Dow Jones fechou em alta de 0,69%, aos 31.041 pontos, o S&P 500 valorizou 1,48%, aos 3.803 pontos, e o Nasdaq teve ganho de 2,56%, aos 13.066 pontos.
A confirmação de uma onda azul, com maioria democrata na Câmara e no Senado dos EUA, segue alimentando o viés altista no curto prazo, já que a composição deve favorecer a aprovação de novos estímulos fiscais e injeção de recursos na economia estadunidense. Em longo prazo, no entanto, a formação do Congresso deve também facilitar mudanças regulatórias e um aumento nos impostos corporativos.