Mainnav

Amaggi emite US$ 750 milhões em títulos sustentáveis

A Amaggi, um dos maiores produtores de grãos e fibras agrícolas do Brasil, concluiu na tarde desta quinta-feira (21/01) sua primeira operação no mercado internacional de dívida com uma emissão de US$ 750 milhões em sustainability bonds (títulos sustentáveis), papéis de renda fixa internacionais lançados por empresas privadas com a finalidade de financiar iniciativas sustentáveis. Os recursos captados serão aplicados em projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) nas áreas de energias renováveis, gestão sustentável de uso da terra e recursos Naturais, preservação de recursos naturais e biodiversidade e mitigação de mudanças climáticas, entre outras.
A emissão dos títulos incluiu uma avaliação por parte de agências de classificação de riscos internacionais e reuniões com mais de 90 investidores durante quatro dias, até o processo final de formação do booking, que contou com mais de 200 investidores de diversos países. O papel da Amaggi recebeu das principais agências de classificação de risco notas “BB” (Fitch) e “Ba3” (Moody’s), ambas com perspectiva estável. O título tem vencimento em 2028 e foi emitido com taxa de 5,25% ao ano.
Aprovado pelas entidades reguladoras, os bonds da Amaggi estão alinhados às práticas definidas pela Associação Internacional do Mercado de Capitais (ICMA), com princípios dos chamados green bonds, social bonds e sustainability guidelines. Anualmente, a empresa publicará um relatório (Sustainability Bond Report) com prestação de contas a respeito dos projetos, reportando montantes alocados, descrições dos projetos e mensuração dos impactos, entre outros dados. O relatório deverá ser acompanhado pela avaliação de uma organização independente.