Mainnav

Analistas do Inter destacam setor de commodities

Boletim divulgado pelo Banco Inter traz análise de diversos setores da economia que nas próximas semanas devem começar a divulgar seus balanços do primeiro trimestre, confirmando ou não a tendência de recuperação econômica que o mercado projetava. Segundo o boletim, apesar da segunda onda da Covid os dados sobre a atividade econômica surpreenderam até os mais otimistas com uma expansão em janeiro e fevereiro de 3%, medida pelo IBC-br. “Ou seja, mesmo que haja uma retração no mês de março, devido às restrições causadas pela pandemia, o primeiro trimestre do ano deve apresentar uma expansão de cerca de 0,5%â€, diz o boletim.
Não somente a indústria, mas também os segmentos de varejo e serviços apresentaram expansão na margem, “com dados positivos de geração de emprego e arrecadação federalâ€.
Segundo analistas do Inter, devemos ver resultados positivos em alguns setores, como o de commodities, e recuperação pontual em outros, como de Varejo e Consumo, onde empresas de alimentos devem dar continuidade aos fortes resultados apresentados nos últimos trimestres.
Setores como Bancos e Utilities, bastante descontados em 2020 em razão dos impactos da pandemia podem estar entre as surpresas positivas do trimestre. Com a flexibilização dos períodos de lockdown no início do ano, empresas ligadas ao varejo físico podem apresentar leve recuperação a depender de sua estratégia e localidade.
O boletim do banco analisa os setores de construção, elétricas e saneamento, mineração, papel e celulose, saúde, shoppings, siderurgia, varejo e consumo.