Mainnav

Títulos verdes do BNDES ajudam a cortar emissões de gás carbônico

energia solarUma emissão de R$ 1 bilhão em Letras Financeiras Verdes (LFV), feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em outubro do ano passado, ajudou a evitar o lançamento na atmosfera de 1,8 milhão de toneladas de gás carbônico. Os recursos foram destinados ao financiamento de dois projetos de energia limpa, o primeiro no Complexo Eólico de Cutia e Bento Miguel, no Rio Grande do Norte, e o segundo no Complexo Solar de Paracatu, em Minas Gerais.
Segundo dados do BNDES, os dois projetos juntos agregam 445 megawatts (MW) de capacidade instalada ao sistema elétrico brasileiro, energia suficiente para abastecer 740 mil residências. As emissões de gases poluentes evitadas pelos dois projetos equivalem à dois terços do volume que é lançado anualmente pela frota automobilística da cidade de São Paulo.
As LFVs, emitidas com vencimento em 2022, tiveram sua colocação no mercado doméstico. É a primeira emissão desse tipo no Brasil. Segundo o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, a iniciativa está alinhada à meta da instituição de ser o banco do desenvolvimento sustentável brasileiro. "Os projetos apoiados pelo BNDES e que são lastros desta emissão ajudam o Brasil a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as metas climáticas para 2030. Isso tem como consequência a melhora da vida das pessoas”, afirmou.
A diretora de Finanças do BNDES, Bianca Nasser, destacou, por sua vez, que a Letra Financeira Verde emitida no mercado local segue a trajetória iniciada com o Green Bond lançado em 2017 no mercado internacional, combinando a estratégia de diversificação de fontes de financiamento da instituição com a missão de promover a sustentabilidade no país. “Esta será a tendência que deveremos seguir quando acessarmos o mercado para captações”,disse Bianca.