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CVM e Anbima firmam convênio para monitorar influenciadores

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) firmaram convênio com o objetivo de acompanhar a atuação dos profissionais conhecidos como influenciadores de investimentos. As entidades passarão a acompanhar, juntas, a atuação desses influenciadores nas redes sociais para detectar eventuais ofertas de serviços profissionais que dependam de registro na CVM ou promovam ilícitos de mercado.
O convênio prevê o uso de ferramentas de gestão de informações para monitorar as redes sociais. Segundo a CVM, os motivos que motivaram a assinatura do acordo foi o expressivo aumento de pessoas físicas ingressando nos mercados organizados de negociação de valores mobiliários. As entidades estão preocupadas com a capacidade que possuem alguns criadores de conteúdos, especificamente na área de investimento, de influenciar decisões de alocação tomadas por seus seguidores. Tal capacidade de influência poderia ser usada, em tese, para promover eventuais ilícitos de mercado.
Clique aqui para mais informações sobre o acordo de cooperação técnica para acompanhamento de influenciadores de investimentos