Mainnav

Itaúsa vende fatia de sua participação na XP

A holding Itaúsa diminuiu sua participação no capital da XP com a venda, nesta segunda-feira, de 7,8 milhões de ações Classe A da emissão da XP Inc., correspondentes a 1,39% do capital social da XP, pelo valor líquido de R$ 1,2 bilhão. A Itaúsa ainda mantém 76,47 milhões de ações ordinárias Classe A da emissão da XP, equivalentes a 13,67% do seu capital social e 4,30% do seu capital votante.
“A alienação é resultado da decisão estratégica da companhia de diversificar seu portfólio em ativos do setor não financeiro, bem como da busca contínua pela melhor alocação de seu capital”, afirma Alfredo Setubal, presidente da Itaúsa.
Segundo comunicado da Itaúsa, os termos e condições do Acordo de Acionistas da XP, comunicados ao mercado em fevereiro deste ano, permanecem inalterados, inclusive o direito de indicar membros ao Conselho de Administração e ao Comitê de Auditoria da XP. A operação impactará positivamente os resultados da Itaúsa no quarto trimestre em aproximadamente R$ 900 milhões, líquido de impostos.
A Itaúsa é uma holding que investe em empresas como Itaú Unibanco, XP Inc., Alpargatas, Dexco, Aegea Saneamento, Copa Energia e NTS.