Mainnav

Rio faz parceria com Nasdaq para ter bolsa de créditos de carbono

Rio deJaneiroO governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou um protocolo de intenções na última terça-feira (8/3) com a Nasdaq e a Global Environmental Asset Plataform (Geap) para implantar no estado uma bolsa de valores para negociação de créditos de carbono e ativos sustentáveis, como energia, clima e florestas. Segundo o governo fluminense, o acordo garantirá ao Rio o protagonismo na economia verde.
A parceria prevê o intercâmbio de informações entre o governo do estado, a Nasdaq e a Geap para a implementação de políticas públicas para certificar, emitir e negociar créditos de carbono, como, por exemplo, a entrega de créditos ambientais a contribuintes que quitarem seus débitos do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).
Dentro de 90 dias devem ser criados projeto-piloto e grupo de trabalho para discutir as medidas propostas. Findo o período de avaliação, será instalada uma subsidiária brasileira da Nasdaq no Rio de Janeiro. A Bolsa de Ativos Ambientais deverá funcionar no segundo semestre deste ano.
De acordo com o governador Cláudio Castro, uma equipe de governo vem trabalhando há 8 meses neste acordo. A Nasdaq fornecerá a tecnologia e o estado do Rio de Janeiro, os ativos ambientais. A expectativa é que o potencial econômico ambiental do Rio alcance um estoque de gás carbônico (CO2) de 73 milhões de toneladas, representando R$ 25 bilhões. “Cada tonelada desse ativo ambiental pode custar, em média, US$ 5. O segmento está ganhando força em todo o mundo e é visto como uma das alternativas de retomada da economia após a crise causada pela pandemia da covid-19”, afirmou Castro.
O vice-presidente associado da Nasdaq Technologies, Carlos Patiño, afirmou que a empresa tem interesse em fazer parte desse tipo de iniciativa. “Será um desafio participar desse projeto criativo. Temos muito o que fazer, mas estamos ansiosos em iniciar esse trabalho em conjunto com o estado do Rio de Janeiro”, disse.