Mainnav

Ibovespa sobe acima dos 98 mil pontos e dólar fica estável

Em um dia de indefinições e expectativas, o Ibovespa fechou em alta pelo terceiro pregão consecutivo, superando os 98 mil pontos pela primeira vez desde o último dia 12. O principal índice da B3 fechou aos 98.245 pontos. Já o dólar fechou praticamente estável após cair mais de 1% no início da tarde, vendido a R$ 5,42. A moeda norte-americana acumula alta de 3,53% em julho.
A alta do Ibovespa está em linha com o movimento do mercado norte-americano, onde os principais índices de ações também subiram nesta terça-feira. O Dow Jones subiu 2,43%, o Nasdaq Composto subiu 3,11% e o S&P 500 subiu 2,76%. Os investidores estão de olho na divulgação da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), nesta quinta-feira (21/7), um dos poucos que ainda não mexeu nas taxas de juros. O BCE está há 11 aos sem aumentar as taxas de juros, e o mercado espera um aumento de 0,25% na próxima reunião mas é cada vez maior o número de analistas apontando para um aumento de 0,50%.
Além do movimento do BCE, o mercado aguarda também a próxima reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano), no fim deste mês, para saber se o órgão elevará os juros básicos dos Estados Unidos em 0,75 ou em 1 ponto percentual.