Mainnav

Provedores tiram Americanas de índices após recuperação judicial

Bolsa Valores1A B3 divulgou nesta quinta-feira (19/1) um comunicado ao mercado informando que a partir desta sexta-feira (20/1), quando as ações da Americanas (AMER3) passarão a ser listadas sob a rubrica de “recuperação judicial”, as mesmas serão excluídas de todos os seus índices (IBOV, IGCX, ICO2, ICON, IBXX, IGCT, IGNM, IBRA, IVBX, ISEE, ITAG, SMLL, IBXL e GPTW).
Segundo a B3, a exclusão do papel da varejista dos seus 14 índices ocorrerá após o fechamento do pregão desta sexta-feira (20/1) e considerará o preço de fechamento do ativo nesta data. Haverá uma redistribuição proporcional da participação da ação nos diferentes índices entre os demais integrantes das carteiras.
Na sequência do anúncio da B3, também a Teva Índices anunciou a exclusão de Americanas de seus índices. Segundo a Teva, os índices Teva Mulheres na Liderança, Ações Tech Brasil, Bolsa Sem Estatais e Grandes Gurus do Mercado serão reorganizados sem a participação da varejista. Assim como anunciou a B3, também a Teva fará a exclusão após o fechamento do pregão desta sexta-feira pelo preço de fechamento do ativo na data.
Também provedoras de índices globais, como é o caso da inglesa FTSE Russell, se preparam para excluir a varejista de seus índices. A provedora inglesa deve retirar a ação AMER3 de seus índices FTSE All Word Index, FTSE MPF All Word Index, FTSE Global Mid Cap Index e FTSE Emerging Index.
O processo de exclusão da ação dos diversos índices, locais e globais, não significa, porém, que as negociações do papel no mercado serão interrompidas. O processo de compra e venda das ações seguirá normalmente na B3, mesmo com a recuperação judicial da varejista.