Mainnav

Dólar e Ibovespa fecham com pouca variação nessa quinta-feira

Bolsa Valores1Com leve queda do dólar e pequena alta das bolsas, o mercado financeiro fechou nesta quinta-feira (16/2) próximo da estabilidade. O dólar comercial fechou vendido a R$ 5,212, com queda de 0,16% e o Ibovespa, principal índice da B3, subiu 0,31% para 109.941 pontos.
A moeda norte-americana iniciou o dia em alta, chegando a subir para R$ 5,26 na máxima do dia, com a divulgação de que a inflação aos produtores daquele país subiu acima do previsto em janeiro e de que os pedidos de seguro-desemprego caíram mais que o esperado. Os dados aumentaram as chances de o Fed manter os juros elevados por mais tempo para conter a inflação. A tendência mudou após um diretor regional do Fed dizer que a tendência é que a inflação perca força e o desemprego aumente nos próximos meses, o que dispensaria um aperto monetário maior que o previsto.
No mercado de ações, o dia terminou com ganhos, apesar de turbulências no início da sessão, quando diversas empresas divulgaram em seus balanços terem apuraram lucro menor que o previsto. Mas a tarde, concluída a primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem nenhuma alteração na meta da inflação de 2023, o mercado respirou aliviado. Também ajudou na distensão a declaração de Lula, durante a tarde, dizendo que não tem interesse em brigar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.