Mainnav

Bolsa cai e dólar sobe em dia da reoneração dos combustíveis

O dia foi marcado pelas expectativas em torno da continuidade ou não da política de desoneração sobre os combustíveis, com a vitória da equipe econômica que defendia a volta da tributação sobre gasolina, diesel e etanol. A definição só ficou clara no início da noite, quando os mercados estavam praticamente encerrando as operações, com o Ibovespa caindo 0,08%, para 105.711,05 pontos, e o câmbio fechando a R$ 5,205 com alta de 0,13%.
As ações da Petrobras valorizaram com a decisão do governo de voltar a tributar os combustíveis, com PETR 3 e PETR4 subindo 1,65% e 0,69%, respectivamente. Outros papéis que se beneficiaram foram São Martinho (SMTO3), ligado ao setor sucroalcooleiro, e Raizen (RAIZ4), empresa integrada de energia, subiram 5,12% e 5,19%.
Além da reoneração dos combustíveis, a valorização do dólar reflete o movimento de correção observado no exterior e indica que o Brasil ainda tem ativos muito bons, especialmente na renda fixa, o que contribui para um intenso fluxo estrangeiro que beneficia a moeda brasileira.