Mainnav

Com mercado financeiro otimista, Ibovespa supera 114 mil pontos

grafico 7O mercado financeiro teve um dia de otimismo nesta terça-feira (6/6), influenciado pela queda da inflação e pelo cenário internacional favorável. A combinação desses dois fatores fez o Ibovespa subir 1,7%, fechando aos 114.610 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado. Já o dólar comercial caiu 0,37%, na pelo quarto dia seguido, fechando em R$ 4,912.
Dois fatores contribuíram com o otimismo do mercado financeiro. No Brasil, a divulgação de que o IGP-DI, índice divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou deflação de 2,33% em maio animou o mercado de ações. O forte recuo da inflação aumenta as chances de o Banco Central antecipar o início do corte dos juros, o que incentiva investimentos mais arriscados como a bolsa de valores.
No exterior, o dólar caiu num dia favorável aos países emergentes. O aumento das chances de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) não mexa nos juros na próxima reunião reduziu as pressões sobre a moeda norte-americana em todo o planeta, principalmente os países em desenvolvimento. O real foi uma das moedas que mais se valorizou nesta terça-feira, beneficiado pela entrada de investimentos estrangeiros no Brasil.