Mainnav

Ibovespa sobe forte com melhora do Brasil na Moddy’s

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,95% nesta quinta-feira (2/5), aos 127.122,25 pontos, impulsionado pela melhora da posição do Brasil na classificação de rating da agência Moddy’s. A agência, embora mantendo a nota de crédito do Brasil no nível Ba2, mudou a perspectiva da avaliação brasileira de "estável" para "positiva".
Também contribuiu para a alta do Ibovespa o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, feito na quarta-feira após o BC dos Estados Unidos anunciar a manutenção das taxas de juros entre 5,25% e 5,50%. Powel afirmou que a autoridade monetária ainda não teve comprovação de dados que lhe deem confiança para avançar num ciclo de corte dos juros. “Estamos preparados para manter os juros no atual patamar o tempo que for necessário”, afirmou.
Já o dólar fechou nesta quarta-feira em queda de 1,53%, a R$ 5,1134, refletindo também o discurso da véspera do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicando que não há a perspectiva de curto prazo de uma queda nas taxas de juros nos Estados Unidos. A fala de Powell impactou o mercado e levou a uma desvalorização da moeda americana no exterior e à queda nas taxas dos Treasuries.