O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou em alta de 0,98% nesta terça-feira (13/8), aos 132.397,97 pontos, impulsionado pela perspectiva de um corte na taxa de juros norte-americana de 0,5 ponto percentual em setembro, após o Ãndice de julho da inflação ao produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) vir mais fraco do que o esperado. O Ibovespa alcançou seu nÃvel mais alto de 2024.
Também foi bem recebida pelo mercado a declaração do lÃder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), de que não haverá aumento de impostos no projeto de compensação financeira à desoneração da folha de pagamentos. No mês passado, a Fazenda tinha sugerido a possibilidade de aumento da Contribuição Social sobre o Lucro LÃquido (CSLL), o que afetaria especialmente os bancos.
Já o dólar fechou em queda de 0,84%, a R$ 5,45, acumulando uma desvalorização de 3,64% em agosto. A valorização do real se destacou entre as divisas de paÃses latino-americanos, refletindo a expectativa de redução de juros pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, a partir de setembro.