O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,69% nesta quarta-feira (14/5), aos 133.316,99 pontos, puxado pela valorização das ações da Petrobras e pelo forte desempenho dos papéis de bancos. Petrobras subiu 1,81% nas ações ordinárias (ON) e 1,75% nas preferenciais (PN), enquanto Itaú Unibanco (PN) subiu 2,47%. É o sétimo pregão consecutivo de alta do índice.
O mercado reagiu com otimismo à divulgação da inflação nos Estados Unidos, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que veio em linha com as expectativas dos analistas, subindo 0,2% em julho, reforçando as apostas em um corte de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa de juros na próxima reunião do Federal Reserve (Fed) em setembro.
Já o dólar, após seis pregões consecutivos de queda, fechou nesta quarta-feira em alta de 0,35%, a R$ 5,47. A alta teria sido impulsionada por ajustes e pela realização de lucros, além da recomposição parcial de posições defensivas diante do aumento dos ruídos políticos internos.