Mainnav

Ibovespa sobe pelo oitavo dia consecutivo

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,63% nesta quinta-feira (15/8), aos 134.153,42 pontos, no oitavo pregão consecutivo de alta. A alta foi puxada pelo aumento das vendas no varejo dos Estados Unidos, que vieram três vezes maior do que o esperado, afastando o temor de uma possível recessão. O otimismo aumentou as apostas de um corte moderado pelo Federal Reserve (Fed) em setembro, de 0,25 ponto percentual.
A Vale fechou o pregão com alta de 0,41%, enquanto Petrobras registrou ganhos de 1,54% nas preferenciais (PN) e de 1,02% nas ordinárias (ON). No setor bancário, Itaú Unibanco subiu 1,59% enquanto Bradesco valorizou 1,27% nas ON e 1% nas PN.
Já o dólar fechou em alta de 0,27%, a R$ 5,48, embora acumule queda de 3,03% no mês. Internacionalmente, o dólar ganhou força frente a moedas fortes e à maioria das divisas emergentes e de países exportadores de commodities. No entanto, o real se descolou de seus pares, como o peso mexicano e o rand sul-africano, devido à alta das taxas dos Treasuries, os títulos do governo americano.