O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,16% nesta terça-feira (15/4), aos 129.245,39 pontos. A leitura do mercado é que as recentes flexibilizações das tarifas “retaliatórias” por parte do presidente norte-americano, Donald Trump, não afastaram a possibilidade de uma escalada das tensões, principalmente com notícias de que a China resolveu adotar novas retaliações contra os Estados Unidos.
Nesta terça, o país asiático proibiu companhias aéreas locais de receber aeronaves fabricadas pela norte-americana Boeing e de comprar equipamentos aeronáuticos de empresas norte-americanas do setor. Ao mesmo tempo, o país empenha-se em expandir seu círculo de parceiros comerciais, pedindo aos exportadores que diversifiquem os mercados.
O mercado segue à espera de dois eventos importantes: a divulgação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) no Brasil e os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China.
Já o dólar fechou em alta de 0,66%, a R$ 5,89, refletindo a postura defensiva de investidores diante da nova retaliação chinesa aos EUA. A secretária de Comunicação da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que mais de 75 países já demonstraram interesse em negociar tarifas com os EUA, e que um acordo com a China dependeria do país asiático dar “o próximo passo”.