Mainnav

Ibovespa cai 0,72% na quarta e dólar fechou em alta

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,72% nesta quarta-feira (16/4), aos 128.316 pontos, influenciado pelo aumento das tensões entre Estados Unidos e China e pela declaração do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em relação às tarifas “recíprocas” adotadas pelos EUA.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar as tarifas de importação contra a China para até 245%, contra o atual teto de 145%, caso o país asiático adote novas medidas retaliatórias contra os EUA. Além disso, Trump anunciou restrições à exportação de chips da Nvidia para a China, com potencial prejuízo estimado de US$ 5,5 bilhões, segundo analistas.
Em relação às declarações de Powell, ele admitiu que as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos contra parceiros comerciais têm potencial para elevar a inflação e desacelerar a economia americana, reforçando entre investidores a percepção de uma política econômica mais restritiva nas próximas reuniões do Fed.
Já o dólar fechou o dia em queda de 0,42%, cotado a R$ 5,86, refletindo a intensificação da disputa comercial entre Estados Unidos e China. Apesar do recuo no mercado global, o real teve desempenho inferior ao de outras moedas emergentes, com exceção do peso chileno.