Mainnav

Aditus lança aplicativo com análises de investimentos dos EFPP

A Aditus lançou no 40º Congresso da Abrapp um aplicativo para análise de investimentos de EFPP, inicialmente destinado a refletir as posições das entidades atendidas pela consultoria mas escalável para o restante do mercado num segundo momento. O app, disponível nas versões Apple e Android, tem uma aba que permite ao usuário a realização de consultas sobre indicadores econômicos, com informações diárias sobre taxas  de NTN-Bs, CDI/Selic, DI Futuros e índices de ações e renda fixa, e uma segunda aba que permite visualizar lâminas com estudos e análises sobre o consolidado das carteiras de investimentos das fundações atendidos pela consultoria. Nessa aba, é apresentada uma radiografia das carteiras consolidadas, que representam 119 EFPCs e R$ 210 bilhões em ativos.

Essa segunda aba está dividida em quatro seções: Estudos comparativo de desempenho; Market overview; Mediana dos fundos de investimentos; e Estudos de mercado. Na primeira seção, de estudo comparativos de desempenho, as carteiras das EFPCs atendidas pela Aditus são segmentadas por planos (BD, CD e CV),  por ativos de investimentos (Renda fixa ALM, Renda fixa tradicional, Renda fixa Inflação, Renda fixa crédito, Multimercados EFPC, Renda variável passiva, Renda variável ativa, Multimercados estruturados, Fundos de investimentos imobiliários, Fundos de investimentos em participações e Investimentos no exterior), por resultados dos investimentos dos ativos e por alocação em cada classe de ativo.

Nas outras três secções, é possível ver a mediana dos fundos de cada segmento, assim como simulações com retornos para cada classe de acordo com diferentes cenários. O APP foi disponibilizado aos participantes do 40º Congresso da Abrapp.