Mainnav

Mercado secundário de títulos privados terá referencial semanal de preços

A Luz Soluções Finaneiras, dona da Provedora Oficial de Preços Brasil (POP BR), começará a divulgar semanalmente, a partir de amanhã (08/04), uma média de preços de diversos títulos privados de renda fixa negociados no mercado secundário em sua POP Trade, uma plataforma de negociação de ativos ilíquidos. O objetivo é criar uma referência para nortear a negociação, uma vez que falta liquidez ao mercado secundário desses papéis. Em razão das fortes distorções e da alta volatilidade, o Banco Central enviou recentemente ao Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para atuar diretamente na compra de ativos de crédito de empresas.
“Toda quarta-feira já divulgamos o valor POP de um ativo e, para ajudar o mercado neste momento, passaremos a divulgar as curvas POP de algumas debêntures, trazendo uma referência para a negociação destes papéis”, afirma Edivar Queiroz, presidente da Luz, acrescentando que o acesso à POP Trade será aberto aos interessados sem custos. “Queremos contribuir para fomentar o mercado de renda fixa corporativa, dando transparência e liquidez neste tipo de negociação. Acreditamos que a divulgação da curva de preços e o acesso à POP Trade caminham nesta direção”, afirma Queiroz.
A base de dados da POP BR inclui cerca de mil papéis de diversos emissores, sendo aproximadamente 27% de debêntures, 35% de Letras Financeiras e 12% de CRIs.