Mainnav

Funpresp-Exe aprova perfis de investimento

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) aprovou o modelo de perfis de investimento a ser oferecido para os participantes dos planos ExecPrev e LegisPrev. A expectativa é que os perfis sejam totalmente implementados no final de 2019. De acordo com comunicado da entidade, o modelo de perfis, tipo ciclo de vida, recebeu contribuições técnicas dos dois Comitês de Assessoramento e foi elaborado com base em estudos sobre as melhores práticas jurídicas e financeiras.

Para o desenvolvimento do projeto, foram contratadas duas consultorias. A InBehavior Lab, especializada em economia comportamental, foi responsável pela realização de uma pesquisa com a aplicação de testes, com o objetivo de mapear os vieses predominantes na tomada de decisões financeiras dos participantes. Já a consultoria Luz Previdência foi contratada para a elaboração dos Manuais Técnicos dos Perfis de Investimentos. Os perfis no modelo estilo de vida foram os mais indicados pela consultoria à Funpresp, pois relacionam variáveis demográficas, renda mensal e tempo de contribuição para aposentadoria.

Perfis - A Funpresp-Exe destaca em comunicado que foi escolhido um modelo híbrido que abarcou o chamado “ciclo de vidaâ€, conjugado com um modelo de gestão de portfólio financeiro. “De acordo com o modelo proposto, o participante é inicialmente enquadrado em um perfil de investimento conforme a faixa etária, porém, caso queira, pode escolher outra opção. Eles poderão optar, depois de submetido a um teste de adequação de riscos, por um perfil mais aderente às suas características individuais de tolerância à riscos financeirosâ€, diz o comunicado da entidade.

Os perfis serão divido em dois tipos de carteiras: Preservação, que contemplam alocações de investimento de forma a garantir as obrigações do plano a longo prazo, representadas por IPCA + 4,0%, e associada à manutenção do poder de compra dos participantes; e a carteira Performance que recebe alocações táticas, aumentando a expectativa de desempenho do plano e, consequentemente, a renda na aposentadoria dos participantes. A carteira Preservação poderá ser constituída somente por ativos de renda fixa, imobiliário e de operações com participantes.

Consultorias
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão