Mainnav

Economus aprova equacionamento de déficit de plano

Em julho, o Economus aprovou as medidas para o equacionamento do déficit do Plano Regulamento Geral (Grupo C), de benefício definido. O plano encerrou 2017 com déficit acumulado de R$ 1,6 bilhão. Com o ajuste de precificação, o valor caiu para R$ 1,5 bilhão, que é o objeto do equacionamento, explica o Economus. A entidade diz em comunicado que o plano aprovado prevê o equacionamento do valor integral do déficit ajustado pelo prazo máximo permitido pela legislação, que corresponde a 1,5 vezes a duração do passivo do plano Grupo C, o que é equivalente a 17,17 anos ou a 206 meses.

O patrocinador do plano arcará com 50% do valor equacionado. As contribuições extraordinárias para participantes, aposentados e pensionistas em relação ao déficit de 2017 serão de 10,30% e 13,59%, respectivamente, sendo que as mesmas acumulam com as contribuições extras já realizadas para equacionamento dos déficits de 2005 e 2015.

O plano de equacionamento será encaminhado para aprovação do patrocinador e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). O prazo de implementação, segundo o Economus, está previsto para até 60 dias.

Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão
Mercado de Capitais
Fundos de Pensão